SBD-GO
NOTÍCIA


31
Dec

VERãO E ALERGIAS DA PELE



    Quando começa o ano, muita gente aproveita as férias de verão para curtir a praia, a piscina e tudo de melhor que o sol traz.
Porém, apesar de todos esses prazeres e benefícios, o calor pode também causar alguns desconfortos, como moleza, desânimo e diarreia ou até mesmo desencadear certas alergias de pele.    
     Uma das complicações mais comuns que podem ocorrer nessa época do ano é o que muita gente chama de alergia ao sol, uma sensibilidade aos raios solares, especialmente ao raio UVA, que pode dar sintomas e reações principalmente na pele.
Por isso, para quem é sensível ao sol, a dica é comprar sempre um filtro solar que tenha não só a proteção contra o raio UVB, mas também contra o raio UVA, para evitar esses sinais. Essa sensibilidade ao sol pode se manifestar de três formas: através da urticária solar, que causa lesões semelhantes a uma picada de inseto na pele; através da erupção polimórfica a luz, que deixa a pele avermelhada, com coceira, com descamação e com manchas logo nos primeiros dias depois da exposição; e através da fotossensibilidade, quando o paciente sente um incômodo nas áreas expostas ao sol, como vermelhidão e sensação de queimação na pele. Normalmente, a fotossensibilidade é mais comum no rosto e pessoas muito brancas podem ter.
No verão, algumas alergias podem piorar, como por exemplo, a dermatite atópica, que afeta 15% das crianças e 5% dos adultos. Existem várias intensidades do problema, desde uma dermatite leve, com apenas coceira, até uma mais grave, com lesões de eczemas em regiões de dobras do corpo, como braços, pernas e pescoço. Na praia, essas irritações ocorrem por causa do contato com o suor e areia já que a pele dessas pessoas é muito sensível e muito mais seca.    
    A dica para evitar essas reações, é beber bastante água e hidratar bem a pele – existem hidratantes específicos para quem tem dermatite grave. Quem tem a doença geralmente toma mais de um banho por dia porque sua muito e fica com a pele coçando, mas o sabonete e a água quente retiram a proteção da pele, aumentando ainda mais o problema. Por isso, outra recomendação é tomar apenas um banho por dia, preferencialmente com água morna ou fria, e passar sabonete apenas nas partes íntimas, axilas e pés.
Entre os sintomas das reações alérgicas, estão também a diarreia, vômitos e dor abdominal, que podem ser semelhantes aos sinais de uma intoxicação alimentar.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.