SBD-GO
NOTÍCIA


15
Jan

EM LIVE DA AMG, SBD-GO MOSTROU AçõES QUE CONTRIBUEM COM COMBATE à HANSENíASE






Para celebrar a campanha Janeiro Roxo, AMG promoveu uma aula com o presidente da Sociedade e com médica dermatologista responsável pela vigilância em hanseníase da SES-GO



A campanha Janeiro Roxo aborda a conscientização de uma doença considerada a mais antiga, mas ainda rodeada de mitos: a hanseníase. Com o objetivo de mudar esse cenário e promover informação de qualidade, a Associação Médica de Goiás (AMG) convidou para uma live o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO), Marco Chaul.



Junto com ele, os conhecimentos também foram repassados pela médica dermatologista, mestre e doutora em Medicina Tropical, Ana Lúcia Maroccolo. Ela iniciou a apresentação mostrando que o Brasil é o segundo país com o maior número de casos de hanseníase, atrás apenas da Índia.



Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, foram diagnosticados mais de 17 mil novos casos. 



Porém, a transmissão da doença, gerada pela bactéria Mycobacterium leprae e disseminada pelas gotículas da respiração e saliva, não ocorre de forma rápida. É preciso ter um contato prolongado e íntimo com a pessoa infectada, sendo que o período de incubação é de dois a sete anos, em média, mas podendo chegar a até três décadas. 



“95% dos indivíduos que entram em contato não irão adoecer, em razão da resistência natural que possuem”, esclareceu ela, que atua na Área Técnica de Hanseníase da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). 



Apesar de ser uma doença negligenciada, ou seja, que não recebe tantos investimentos, novas iniciativas são marcantes para o diagnóstico da hanseníase, como lembrou o presidente da SBD-GO, Marco Chaul. Um deles é o teste rápido criado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).



Ele contou ainda a respeito de sua experiência nos atendimentos no sistema público de saúde, “Muitos pacientes passavam por quatro ou cinco médicos para receber o diagnóstico. Então, essa educação médica continuada é de extrema relevância”, comemorou o médico dermatologista, que também elogiou as ações de conscientização realizadas pela SES-GO e UFG destinadas aos profissionais de saúde, como cartilhas e videoaulas. 



“A hanseníase tem um espectro de apresentação muito grande, com lesões de todos os tipos. Por isso, o médico da atenção primária tem que estar sempre com a ‘antena ligada’ para analisar se aquela lesão de pele é hanseníase e fazer o diagnóstico precoce”, acrescentou. 



Existem tratamentos e cura



Os especialistas também ressaltaram a respeito do tratamento da hanseníase, que é feito com medicação, incluindo opções destinadas ao público pediátrico.



Outro mito quebrado é a antiga ideia que o paciente precisaria ficar em isolamento. Na verdade, é possível manter a convivência familiar naturalmente, apenas com alguns cuidados para lidar com possíveis efeitos colaterais dos medicamentos.



O critério para a alta é baseado somente na conclusão do tratamento. Os médicos alertaram que é normal ter uma demora para a negativação dos exames e desaparecimento das lesões, mas com os cuidados certos, o paciente alcança a cura.



Confira a live completa na página no Facebook da AMG: https://fb.watch/pAYSvLyUB4/


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.