SBD-GO
NOTÍCIA


21
Jun

25|06 – DIA MUNDIAL DO VITILIGO: COMBATENDO O PRECONCEITO



No domingo, 25 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Vitiligo, uma data que visa chamar a atenção da sociedade para essa doença que afeta entre 65 milhões e 95 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 1 milhão delas apenas no Brasil.

 

 

A médica dermatologista Vivian Vasconcellos Pedruzzi, associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), explica que o vitiligo é uma doença crônica caracterizada pela perda de pigmentação da pele, que resulta em manchas brancas irregulares e pode afetar tanto homens quanto mulheres, de todas as idades e etnias.

 

 

Embora a causa exata do vitiligo ainda seja desconhecida, acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos, autoimunes e ambientais.

 

 

O diagnóstico precoce, segundo a médica, é fundamental para o tratamento adequado. Por isso, diante de qualquer sintoma ou suspeita da doença, é importante consultar um dermatologista, que é o profissional indicado para avaliar qualquer alteração na cor da pele.

 

 

O tratamento pode incluir o uso de medicamentos tópicos, terapia de luz e, em casos mais graves, transplante de pele. A doença não tem cura, mas o tratamento adequado ajuda a controlar o seu avanço.

 

 

O vitiligo não é contagioso, porém pode ter um impacto significativo na autoestima e na qualidade de vida das pessoas afetadas. Muitas vezes, as pessoas com essa condição enfrentam estigma, discriminação e julgamentos sociais.

 

 

“Portanto, é fundamental disseminar informações sobre essa condição e promover um ambiente de compreensão e aceitação, estimulando a inclusão e a valorização da diversidade, educando a sociedade sobre o vitiligo e desafiando as noções equivocadas”, diz a médica.


Na Mídia 

Dia Mundial do Vitiligo: médica defende informação para combater preconceito

https://noticiatodahora.com.br/dia-mundial-do-vitiligo-medica-defende-informacao-para-combater-preconceito/


Rádio CBN – Guia de Saúde

 

Vitiligo pode atingir até 2% da população mundial

Neste domingo (25) é celebrado o Dia Mundial do Vitiligo. Estima-se que a doença acometa entre 0,5% e 2% da população mundial, de acordo com a Vitiligo Research Foundation. A condição é caracterizada pela perda da pigmentação da pele, gerando manchas brancas em alguns lugares do corpo. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas algumas situações podem estar relacionadas ao vitiligo.

Para explicar melhor sobre o tema, José Bonfim e Daniela Versiane receberam a médica dermatologista associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás, Vivian Vasconcellos Pedruzzi.

 https://www.spreaker.com/user/11543364/240623-podcast-guia-de-saude?utm_campaign=episode-title&utm_medium=app&utm_source=widget




FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.