SBD-GO
NOTÍCIA


28
Nov

CAMPANHA DEZEMBRO LARANJA|CâNCER DE PELE: DERMATOLOGISTAS FARãO ATENDIMENTO GRATUITO EM GOIâNIA E APARECIDA DE GOIâNIA



Após dois anos de interrupção devido à pandemia, a Sociedade Brasileira de Dermatologia -Regional Goiás (SBD-GO) retoma o atendimento gratuito à população para a prevenção e identificação de novos casos de câncer de pele. O mutirão faz parte da campanha Dezembro Laranja, que, desde 2014, é realizada regularmente todos os anos em todo o País pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e suas Regionais. Neste ano, os atendimentos acontecerão no dia 3 de dezembro (sábado), das 9 às 15 horas.

 

A SBD-GO terá dois pontos de atendimento: no Hospital das Clínicas/UFG (Entrada pela 1ª Avenida,s/nº - Setor Leste Universitário – Goiânia) e na UNIRV (Rua Tapajós, Edifício B&B Business, Torre Company, 18º andar, Vila Brasília – Aparecida de Goiânia). O atendimento será feito por médicos dermatologistas voluntários e os pacientes serão atendidos por ordem de chegada.

 

A expectativa é que mais de 1 mil pessoas passem pelos dois postos. Elas serão examinadas, receberão informações sobre a prevenção do câncer de pele e aqueles pacientes que tiverem alguma lesão suspeita serão encaminhados para tratamento em unidades públicas de saúde.

 

O último mutirão em Goiânia aconteceu em dezembro de 2019. Neste ano, em todo o Brasil, serão instalados aproximadamente 100 postos de consulta.

 

ORIENTAÇÃO

 

Além deste atendimento, a campanha Dezembro Laranja, que em 2022 tem como tema “Não espere até sentir na pele”, quer chamar a atenção das pessoas que se expõem ao sol em horários de trabalho e de lazer.

 

Durante todo o mês, médicos dermatologistas estarão orientando a população por meio de entrevistas, lives e publicações nas redes sociais da SBD e da SBD-GO sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de pele; a importância do diagnóstico precoce e as formas de tratamento da doença.

 

Em todo o País, prédios públicos e privados e monumentos históricos serão iluminados na cor laranja para dar mais visibilidade à campanha e ao alerta sobre a doença. Em Goiás, os Conselhos Regionais de Medicina e de Farmácia já anunciaram a iluminação de suas sedes.

 

O QUE É O CÂNCER DE PELE

 

O câncer de pele é o tipo mais comum entre os brasileiros e é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ele o câncer de pele represente 30% das neoplasias malignas diagnosticadas por ano no Brasil.

Os tipos mais comuns da doença são: carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular, que são caracterizados por feridas escamosas, vermelhas, que não se curam e sangram.

A forma menos comum do câncer de pele, mas mais agressiva é o melanoma. Para o diagnóstico dele, usa-se a regra do ABCDE:

A: pintas assimétricas

B: bordas irregulares

C: cores diversas

D: diâmetro maior do que 6 mm

E: evolução - cresce com o tempo

 

COMO PREVENIR

 

A prevenção ao câncer da pele deve ser feita diariamente. Confira as principais formar de se proteger dos efeitos da radiação UV:

•             Use chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares

•             Evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10 e 15 horas

•             Use filtro solar com fator de proteção (FPS) 30 ou mais diariamente

•             Consulte um médico dermatologista ao menos uma vez ano para um exame completo.

 

NOVOS CASOS

 

Todos os anos, o Brasil registra cerca de 180 mil novos casos da doença, de acordo com o INCA.

 

Em Goiás, estimativas baseadas em dados do INCA projetam o diagnóstico de 9.380 novos casos de câncer não melanoma entre homens e mulheres e de 190 casos de câncer melanoma (a incidência é menor, mas esse é o tipo mais agressivo).

 

 

TRATAMENTO

 

Em relação ao tratamento, há várias opções terapêuticas para tratar o câncer da pele não-melanoma. A indicação varia de acordo com o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos de menor complexidade.

 

Dentre os tratamentos mais usuais estão cirurgia excisional; curetagem e eletrodissecção; criocirurgia; cirurgia Micrográfica de Mohs; e Terapia Fotodinâmica (PDT); além de radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e medicações orais e tópicas.

 

Nos casos de câncer de pele melanoma, o tratamento também varia de acordo com a extensão, agressividade e localização do tumor, bem como a idade e o estado geral de saúde do paciente. As variantes de modalidades cirúrgicas são as principais alternativas.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.