SBD-GO
NOTÍCIA


26
Sep

1ª JORNADA GOIANA DE DERMATOLOGIA PROMOVEU PALESTRAS SOBRE TEMAS ATUAIS E CURSO PRáTICO




Monkeypox, cancerização, Minoxidil oral e até dicas jurídicas para clínicas de dermatologia foram temas abordados no evento




União de teoria e prática: assim foi a 91ª Jornada Goiana de Dermatologia, aberta pelo presidente eleito Marco Henrique Chaul e realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO), nos dias 23 e 24 de setembro, em Goiânia.



Como de costume, a programação foi pensada para atualizar os conhecimentos dos médicos dermatologistas e residentes da especialidade acerca das novidades e desafios do momento. Por isso, a palestra “Monkeypox: o que o dermatologista precisa saber” não poderia ficar de fora.



Para explicar sobre o vírus, que continua se espalhando pelo mundo e é o causador da doença conhecida popularmente como “varíola dos macacos”, foi convidado o dermatologista do Amazonas, Fábio Francesconi (CRM/AM 4777 | RQE 1736).



Ele alertou que até mesmo a crosta da erupção, quando ela, aparentemente, já está cicatrizando, é capaz de transmitir o patógeno. “Mesmo as lesões mais antigas têm potencial de transmissão e se a pessoa tiver algum ferimento, alguma quebra da barreira da pele, ela pode pegar a doença”, esclareceu. 



De acordo com Fábio, todos os médicos, dermatologistas ou não, precisam estar atentos aos sintomas que, além das feridas, também incluem febre e aumento de linfonodos. Essa última característica ajuda a diferenciar a doença Monkeypox da catapora. 



Mesmo que a maioria dos quadros do problema sejam benignos, é fundamental que os pacientes realizem o acompanhamento médico, tanto para o diagnóstico certo e consequente isolamento, quanto para analisar possíveis complicações. “A infecção pode evoluir por quadros oculares e lesões no ânus e genitais muito sintomáticas, precisando de medicação. Raramente, também pode gerar danos ao sistema nervoso central”, relatou o dermatologista, que lembrou ainda que se trata de uma enfermidade com notificação obrigatória. 



A derme na cancerização



Outro tema presente na Jornada foi a cancerização. Ele também foi apresentado por Fábio Francesconi. Apesar de ser uma área do conhecimento já bem sedimentada, o especialista mostrou que os dermatologistas precisam analisar mais a derme. 



“Essa relação (entre o câncer de pele e a derme) é mais importante do que a gente achava antigamente. Temos que tratar a epiderme, como a gente sempre tratou, prevenir as lesões, como sempre prevenimos, mas também incluir a camada da derme, com especial olhar nos fibroblastos”, explicou.



O fotoenvelhecimento é outro aspecto que o médico deixou como reflexão: “talvez, a gente deveria considerar todo o fotoenvelhecimento como estágios que vão aproximando a pele da pessoa do risco de câncer”, mencionou. 



A prescrição sempre presente no dia a dia dos dermatologistas: Minoxidil oral



Um medicamento que está presente na rotina da dermatologia é o Minoxidil que, desde 2017, passou a ser prescrito na forma oral. Os updates sobre o assunto foram apresentados na Jornada pela dermatologista Lorena Dourado (CRM/GO 11663 | RQE 7207).



“Nós (médicos), como um todo, temos que saber sobre essa medicação, a melhor maneira de prescrevê-la e seus efeitos colaterais. Os próprios pacientes já chegam aos consultórios perguntando sobre o Minoxidil”.



Ela lembrou que, antigamente, o remédio era utilizado apenas para casos de alopecia androgenética, a calvície. No entanto, agora, “temos visto o uso em várias outras doenças. Foram feitos trabalhos demonstrando a segurança do medicamento e as doses ideais para homens e mulheres”, acrescentou Lorena, que ressaltou que a SBD já lançou nota afirmando que o Minoxidil oral é seguro. 



Mais conhecimentos e aulas práticas



As palestras da 91ª Jornada Goiana de Dermatologia, no dia 23 de setembro, foram além. O público também teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em sedação com óxido nitroso; bioestimulação de colágeno com Radiesse; bloqueios locais; fios de PDO; WS Lifting; e até mesmo receberam dicas de formulação de contratos para clínicas de dermatologia. 



Já no segundo dia, no sábado (24), os participantes foram para a prática, com o curso ministrado no serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG). Com conforto e materiais de qualidade, eles puderam aprimorar ainda mais as suas condutas e, consequentemente, os atendimentos aos pacientes, que é o principal objetivo da SBD-GO.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.