SBD-GO
NOTÍCIA


10
Dec

DEZEMBRO LARANJA: SBD-GO PARTICIPA DE LIVE DO CREMEGO SOBRE A PREVENçãO DO CâNCER DE PELE




Para celebrar a campanha Dezembro Laranja, de prevenção e conscientização do câncer de pele, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) realizou, na noite de 9 de dezembro, um minissimpósio sobre o assunto, com a participação da SBD-GO. A aula foi transmitida pelo Facebook do Conselho.


O primeiro convidado a abordar o tema foi o médico dermatologista e coordenador local da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), Marco Henrique Chaul.

 

Ele apresentou os três principais tipos da doença. O primeiro é o basocelular, mais comum e com menor letalidade. “No entanto, não devemos subestimá-lo pois, após o tratamento, ele pode retornar e lesar ainda mais o rosto do paciente, que é o local onde mais aparece”, alertou.

 

Também há o espinocelular, o segundo mais comum, e o melanoma. Este último é o menos comum, mas mais agressivo e com maior letalidade. No entanto, Marco Chaul mostrou que, com o diagnóstico precoce, há até 90% de chances de cura.

 

Para isso, é essencial divulgar a importância do autoexame, que o paciente pode realizar seguindo a regra do ABCDE: assimetria da pinta, bordas irregulares, cores diversas, diâmetro maior do que 6 mm e evolução ao longo do tempo, se há mudanças na pinta. Além disso, as consultas periódicas com o dermatologista são fundamentais.

 

Também esteve presente Leonel Di Carneiro, dermatologista, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Ele explicou sobre a cirurgia micrográfica de Mohs, uma técnica utilizada para a retirada de lesões e tumores de câncer de pele, que objetiva a maior preservação da região tratada.

 

“ As peças são cortadas, transformadas em lâminas e avaliadas durante a cirurgia, com análise de 100% das margens. Assim, conseguimos verificar onde está o tumor. Junto com o mapa cirúrgico e uma correta localização, a retirada  é feita apenas nas partes comprometidas, preservando as demais áreas”, explicou o especialista.

 

Para contribuir com o debate, participou ainda o médico oncologista e conselheiro do Cremego, Flávio Cavarsan, especialista em cancerologia e cancerologia cirúrgica. Ele contou sobre novas drogas aprovadas para o tratamento dos três principais tipos de câncer de pele e como elas aumentam a sobrevida do paciente.

 

“ O melanoma abriu as portas para o novo tratamento oncológico para todos os outros tumores, graças às terapias que foram descobertas. Porém, essas terapias são aprovadas apenas para a saúde suplementar. Não temos nenhuma terapia para melanoma, baso e espinocelular aprovada para a rede pública de saúde. Então, ficamos com uma angústia grande porque 77% dos pacientes com câncer de pele no Brasil dependem única e exclusivamente do sistema público de saúde”, relatou.

 

Por fim, Marco Chaul comentou sobre as campanhas contra o câncer de pele realizadas pela SBD-GO. “Em 2019, iniciamos o projeto ‘Dermatologia em Ação’, onde escolhemos quatro cidades, Goiânia, Aruanã, Rio Verde e Ceres, para realizar o diagnóstico e tratamento do câncer de pele. Foram mais de mil atendimentos e 400 procedimentos. Em 2020, a pandemia atrapalhou esse projeto, mas queremos retomá-lo no próximo ano, assim que possível”, afirmou.


Na mesma data, o Cremego inaugurou a iluminação de sua sede na cor laranja, em apoio à campanha Dezembro Laranja.

 

A live permanece gravada no Youtube do Cremego. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=6sMCkrGEVwA

 



FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.