SBD-GO
NOTÍCIA


27
Nov

SBD-GO FARá UMA GRANDE CAMPANHA DE PREVENçãO DO CâNCER DE PELE NO DIA 7 DE DEZEMBRO



A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) vai promover uma grande ação social no dia 7 de dezembro voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. Neste dia, das 9 às 15 horas, médicos voluntários estarão atendendo gratuitamente pacientes com suspeita de câncer de pele. O atendimento ocorrerá em Goiânia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás - 1ª Avenida, S/N, Setor Leste Universitário, e em Porangatu na Unidade de Saúde Maringá – Rua Coronel Antônio Martins, n° 33, Setor Nossa Senhora da Piedade.


A Campanha de Prevenção do Câncer de Pele ocorre há 21 anos em todo o País e desde 2014 passou a ser chamada de Campanha Dezembro Laranja, uma mobilização nacional para a prevenção da doença realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e abraçada em Goiás pela SBD-GO.

Em 2018, durante a campanha Dezembro Laranja em Goiás, 459 pacientes foram atendidos em Goiânia e 183, em Porangatu, tendo sido diagnosticados, respectivamente, 78 e 29 casos de câncer de pele. Os pacientes foram encaminhados para tratamento.


Existem diferentes tipos de câncer pele. Os dois mais comuns são os Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular e são chamados de Câncer de Pele Não Melanoma (CPNM). No Brasil, o CPNM é o câncer mais comum e atinge cerca de 180 mil brasileiros a cada ano. Quando diagnosticada no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. O câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele ou perolado (brilhante), ou como uma ferida que não cicatriza.


Para a prevenção do câncer de pele é muito importante evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente das 10 às 16 horas. O câncer de pele também pode ser prevenido com o uso de roupas mais fechadas e chapéu e, nas áreas descobertas, com o uso de filtro protetor solar mesmo em dias frios e nublados. O filtro solar deve ser reaplicado a cada quatro horas e durante realização de atividade aquáticas ou que produzam muito suor a cada duas horas.


Com a campanha Dezembro Laranja, a SBD, a SBD-GO e outras Regionais buscam chamar a atenção e orientar a população sobre os cuidados e como prevenir a doença que pode deixar graves sequelas e até causar a morte, quando não tratada a tempo.


Todos os interessados também podem participar desta mobilização em defesa da saúde e da vida. A iluminação de fachadas de empresas e instituições públicas na cor laranja é uma forma de chamar a atenção das pessoas para a importância de prevenirem a doença, uma medida que quanto mais cedo começar melhores resultados terá.


A SBD-GO também faz um convite à população para compartilhar em suas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja e publicá-la com as hashtags #dezembrolaranja e #sinaisdocâncerdepele. Assim, todos podem contribuir com o fortalecimento de campanha e a disseminação de informações sobre a prevenção do câncer de pele.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.