SBD-GO
NOTÍCIA


02
Apr

PESSOAS COM MENOS DE 30 ANOS TAMBéM TêM BUSCADO O BOTOX



Desde que celebridades elegeram a toxina botulínica– o famoso botox – como o queridinho estético, a procura por dermatologistas e cirurgiões plásticos cresceu visivelmente. Que esse é um recurso conhecido de quem já passou dos 40 anos, todo mundo já sabia. O que tem surpreendido, agora, é o fato de que pacientes com menos de 30 anos – teoricamente ainda sem necessidade – também engrossam fileiras em consultórios em busca do recurso estético.

Incentivados pela vaidade e dispostos a investir até R$ 1,2 mil por sessão, homens e mulheres com menos de 30 anos fogem das temidas rugas, tentando retardar o envelhecimento. Mesmo sem números oficiais sobre quantas pessoas se submetem à aplicação antes mesmo da aparição das primeiras linhas de expressão, a mudança de comportamento é evidente.

Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Goiás (SBD-GO), o médico Adriano Loyola garante que o perfil do público está mudando e que hoje já é possível encontrar pacientes a partir de 25 anos nas salas de aplicação. Também pesquisador, o profissional está estudando o perfil de quem opta pela toxina botulínica como procedimento estético. Ainda sem dados conclusivos, ele já percebeu o aumento da busca entre os mais jovens e também entre homens.

Em busca da pele perfeita, a podóloga Larissa Gomes, 27 anos, aplicou botox pela primeira vez no ano passado. Mesmo contra a vontade da mãe, e apesar da pouca idade, ela decidiu se submeter por achar que tem tendência a envelhecimento e flacidez. “Acho importante a prevenção porque quando chega aos 40 anos não estarei com a pele muito esticada”, justifica.

Além disso, Larissa acredita que quanto mais cedo, mais natural será o resultado. “Quase ninguém percebe que fiz o procedimento. Minhas amigas achavam que eu não precisava, mas depois da aplicação elogiaram bastante”, comemora.

Efeito Anitta

Apesar de críticas que acertam em cheio celebridades como Anitta, 24 anos, e Lindsay Lohan, 31, devido a resultados exagerados, Larissa não teve medo. “Fiquei muito satisfeita. Quando o rosto fica sem expressão é sinal de que a escolha do profissional foi ruim”, diz. Outro ponto positivo, na opinião da podóloga, foi a recuperação rápida. Segundo ela, foi necessário apenas um dia sem ir à academia e curto período sem se deitar.

A importância do profissional, que essencialmente deve ser um médico especializado em dermatologia ou cirurgia plástica, é destacada pela dermatologista Laura Carrijo. “Caso o profissional não esteja habilitado, podem ocorrer sérios problemas, como reações alérgica e até choque anafilático. Além disso, o resultado pode ficar artificial. É fundamental lembrar que apesar de simples, o procedimento é invasivo e pode apresentar efeitos como hematomas, vermelhidão, dor de cabeça e incômodo facial”, enumera.


Ela lembra que é possível encontrar no mercado produtos que prometem efeito parecido ao do botox, com o “efeito Cinderela”. A duração, prometem fabricantes, é de até oito horas. Laura chama atenção para a veracidade da propaganda. “Não existem produtos que realmente atinjam o mesmo efeito do botox. O que eles fazem é reduzir por algumas horas a flacidez de bolsas nas pálpebras”, afirma. A especialista alerta ainda para outros cuidados que ajudam na manutenção da saúde da pele, como boa alimentação, higiene, hidratação e uso de filtro solar. “Não existem medidas milagrosas, mas uma rotina que mantém a pele mais bonita e jovial ao longo dos anos. O botox não é um concorrente desses cuidados, mas uma ferramenta a mais.” (Angélica Oliveira é estagiária do convênio entre Grupo Jaime Câmara e PUC Goiás. Com supervisão de reportagem e texto de Michelle Rabelo)

Data: 2 de abril de 2018

Veículo: Jornal O Popular

Mídia: Impresso/Web

Assunto: Botox

Título: Pessoas com menos de 30 anos também têm buscado o botox

Link: https://www.opopular.com.br/editorias/magazine/pessoas-com-menos-de-30-anos-tamb%C3%A9m-t%C3%AAm-buscado-o-botox-1.1494517


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.